quarta-feira, 9 de agosto de 2017

10 ANOS EXERCENDO MEU SONHO



Há 10 anos atrás, precisamente no dia 10/04/2007, realizava meu juramento e recebia minha inscrição junto a Ordem dos Advogados do Brasil. Para mim uma grande conquista, pois desde a saída do colégio desejava exercer a profissão de advogado.
Como toda boa conquista, existe sempre uma grande luta por trás. Após algumas tentativas de vestibulares, ingressei em 2001 na UNIGRAN. Na época meu pai possuía um comércio em Dourados/MS e consegui honrar as mensalidades até o terceiro bimestre daquele ano. Nesse período a empresa veio a falência e passamos a enfrentar diversas dificuldades financeiras no ambiente familiar. Tudo que até então eu possuía de valioso tive que vender para pagar a faculdade. Vendi um teclado e uma guitarra, entregamos o carro para pagamento de dívidas e meus pais venderam sua única casa, para adquirem uma por menor preço e pagar algumas dívidas com o montante.
Neste período na faculdade, cheguei a entregar alguns livros, que possuímos em casa, em permuta da mensalidade da faculdade, onde conheci uma pessoa especial, a coordenadora de cursos da UNIGRAN chamada Suzana. Através de alguns amigos, descobri que a faculdade possuía bolsas em troca de estágio na faculdade, foi quando então fui conversar com a Coordenadora.
Na época ela me fez uma pergunta que talvez tenha sido crucial para tudo que veio depois, ela me disse: - “O que faz você merecer mais do que todos os outros que vêm aqui todos os dias me pedir a mesma coisa? ” Minha resposta foi a seguinte: - “Olha não sei a diferença entre mim e os outros, mas sei que se for necessário que eu lave banheiro nesta instituição, para que eu realize meu sonho de ser advogado, eu vou fazer, e não só vou fazer, como vou fazer melhor que os outros”. Ela olhou para mim, sorriu e disse: - “Você tem determinação para conseguir o que quer, continue assim e vá sempre atrás dos seus sonhos, a vaga é sua”.
Então passei a estagiar na instituição por meio período, obtendo meia bolsa. Neste período fazíamos mini pizzas em casa para vender. Eu vendia para professores e cantinas de escolas, onde conseguia uma pequena renda, mas não o suficiente para pagar a meia bolsa. Assim veio a mais uma pessoa especial na minha vida.
Eu já havia recebido uma notificação da instituição para regularizar meus débitos ou perderia meu estágio. Naquela época eu estagiava no setor dos cursos de saúde, junto a sala de professores e da Coordenador do Curso de Biologia a época, a Dra. Silvana.
Porém não me contentava apenas em ficar sentado no posto de atendimento do corredor, fazia muita mais para merecer estar ali. Auxiliava as coordenadoras e professores em seus afazeres. Assim, quando soube que poderia ser cortado do programa de estágio e sabendo das minhas dificuldades financeiras, a Dra. Silvana intermediou uma bolsa integral, para que pudesse ajuda-la como secretário em tempo integral na instituição.
Desde então passei a trabalhar em tempo integral, sendo transferido em 2004 para o Núcleo de Prática e Assistência Jurídica da UNIGRAN, onde passei então a estagiar na minha área. Estudava a noite, trabalhava durante o dia e vendia mini pizzas no Fórum, para professores e amigos.
Mas ainda existia um grande desafio pela frente, pois não bastava apenas obter minhas notas na faculdade e o diploma de Bacharel em Direito. Existia pela frente o tão temido “Exame de Ordem”.
Muitos amigos faziam cursinho, se preparando para o Exame de Ordem, porém eu não possuía condições para pagar cursinhos. Como minha vida é repleta de pessoas especiais, eis que surge uma terceira pessoa especial nesta história, o Dr. José Joaquim, na época Coordenador do Núcleo Jurídico.
Ele me dizia que a prova do exame de ordem tinha 100 questões, e que dessas, 10 eram sobre o Código de Ética da OAB. Então se eu estudasse toda semana o Código de ética, podia acertar ao menos 1/5 da prova, já que tinha que acertar 50 questões para ser aprovado na primeira fase. Além disso, ele dizia para focar nas matérias de maior afinidade, pois elas fariam a diferença.
Seguindo as orientações do Dr. José Joaquim, no término da faculdade, no meu primeiro exame de ordem, acertei 54 questões da prova, 9 delas sobre o Código de Ética. Depois disso veio a segunda fase, e graças aos bons professores e profissionais que me cercaram de conselhos e orientações, passei no exame de ordem.
Dizia um amigo que na vida passam cavalos por nós sem cela, você pode deixá-los passar ou juntar na crina e montar e seguir seu destino. Realmente a vida nos dá oportunidades fantásticas, basta você pegar a crina.
Acredito fielmente na frase que diz que ninguém passa em nossas vidas por acaso, aliás, minha própria história é testemunha disto.
Você pode ficar parado, lamentando os tombos que a vida te dá constantemente, ou, se levantar e criar coragem todos dos dias para enfrentar as dificuldades e correr atrás de seus sonhos.
Eu continuo lutando todos os dias na minha carreira de advogado, buscando sempre o caminho correto, mantendo a ética e meus valores, buscando sempre me aperfeiçoar e aprender mais e mais com cada desafio.

Um cara que eu sou fã e vazia minhas manhãs de domingo mais felizes já dizia: - Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá. (Ayrton Senna)


Nenhum comentário:

Postar um comentário